Conheça 3 maneiras de detectar um falso profeta

0
238

Nos dias de hoje é muito comum irmos na igreja e vermos diversos tipos de pregações bizarras. Algumas são totalmente fora do contexto bíblico, outras têm um pouco de verdade e um pouco de mentira, mas até que ponto podemos detectar se tal pregador é de fato um falso profeta?

Não sou nenhum gênio da lâmpada para vir aqui e revelar a fórmula para que se detecte um falso profeta, entretanto a própria Bíblia nos dá às pistas, e obviamente que não temos nada mais claro, quando se trata de sinais descritos na Bíblia.

Primeira Maneira – As profecias não se cumprem

Quando você ouvir alguém dizer: “Eis que eu te digo!”, tenha muito cuidado, pois pode vir ad-hominem daí e você poderá se frustar no futuro.

A Bíblia diz:

E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. Deuteronômio 18:21,22

Todos aqueles que dizem falar “em nome de DEUS” e não se cumprir o que foi dito, acredite, tal homem é um falso profeta, e usa da maravilha do dom existente, para dizer que tem e enganar as pessoas com sentimentalismo barato.

Segunda Maneira – Pelos Frutos de suas vidas

Muitos falsos profetas têm o dialeto suave, alguns transmitem um triunfalismo antropocêntrico para que as pessoas depositem sua fé no que está falando. Entretanto, nem sempre o que eles falam é o que de fato aconteceu, e nem sempre o que pregam é o que de fato eles vivem.

Muitos falsos profetas inventam histórias e testemunhos sobre si mesmos para enganar multidões e enriquecer às custas do evangelho. Isto é um sinal evidente de apostasia que antecede a volta de CRISTO. Leiam (2 Tessalonicenses 2).

Portanto a Bíblia nos alerta acerca de tais falsos profetas os quais podemos detectá-los através de seus frutos.

O Agenor Duque por exemplo, pelos frutos dele sei que é um falso profeta contemporâneo. Estes dias escrevi um artigo expondo sua postura, ele amaldiçoou um homem e jogou uma maldição contra ele dizendo, que ele “nunca mais iria andar”, o que é uma lástima, pois um homem de DEUS deveria abençoar, e não amaldiçoar.

Por isso a Bíblia nos alerta:

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Mateus 7:15,16

Terceira Maneira – O falso  evangelho

Se ouve da boca de falsos profetas muitas frases “clichês”, que são frases utilizadas para levar as pessoas ao engano com facilidade. Tais palavras possuem um misto de verdade com mentira, e então a partir daí se dá o engano. O evangelho de CRISTO é dito; Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Por isso devemos estar totalmente certos do que estamos ouvindo, para que não caiamos em heresias de perdições e venhamos a nos desviar da fé através do falso evangelho digerido.

Então, sigam as instruções do evangelho:

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gálatas 1:6-9

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here